Como combater e amenizar o calor na menopausa

Menopausa, essa palavra ainda pode assustar muitas mulheres, principalmente aquelas que estão chegando perto dos 45 anos ou aquelas que estão dentro da faixa entre os 45 a 55 anos. A menopausa deixa muitas mulheres preocupadas, sem saber o que fazer, pois essa preocupação chamada menopausa não tem uma data prevista para chegar assim como a menstruação ocorria, a menopausa é a fase em que a mulher está parando de produzir hormônios, com isso o organismo e o corpo de cada mulher têm uma reação diferente e sintomas diferentes. Os principais sintomas começam a aparecer na fase chamada climatério, é a fase que a mulher pode perceber que algo está diferente. Entre os principais sintomas estão a mudança de temperamento, depressão, dores musculares, mudanças de temperaturas, entre outras. Continue lendo e confiram tudo sobre como amenizar e combater o calor na menopausa de uma maneira saudável.


As mudanças de calor no corpo de uma mulher que está na menopausa ocorrem devido as alterações no hipotálamo, que é o responsável por regular a temperatura corporal.

Devido a essas alterações ocorrem as sensações de ondas de calor que deixam principalmente pele do tórax, pescoço e do rosto avermelhadas por alguns minutos, podendo ser seguido do suor.

O primeiro passo a ser adotado por uma mulher que entrou nessa fase é a mudança dos hábitos alimentares. Onde uma alimentação rica em produtos que contenham fito hormônios, pois estes atuam como calmantes das variações hormonais que serão freqüentes nesse fase da vida da mulher.


Alguns produtos que contém grande quantidade de fito hormônios que ajudam na diminuição dos sintomas são produtos como a soja e seus derivados, podemos citar o inhame e a linhaça também.

Um remédio caseiro que pode entrar nessa dieta é o chá de Ruibarbo, ele ajuda a combater as ondas de calor. Para fazer esse remédio pode ser usado 2 colheres de sopa das raízes (lembrando que as folhas não devem ser consumidas) em um litro de água. Para fazer esse chá basta deixar a água ferver após fervida desligar de deixar as raízes repousarem na água por alguns minutos. Depois é só coar e beber. O indicado é beber de 2 a 3 xícaras por dia do chá, para quem não gosta do chá pode procurar nas farmácias a cápsula de ruibarbo, que da o mesmo resultado.

Outras dicas importantes e que vão ajudar a combater as ondas de calor é tomar bastante água ou bebidas refrescantes, sempre molhar os pulsos, atrás do pescoço e a testa com água fresca. Tenha por perto também um borrifador de água, se não quiser estragar seu cabelo ou maquiagem troque o borrifador ou um leque.

Alguns cuidados que podem ser tomados para evitar as ondas de calor. Evite o consumo de alimento com excesso de açúcar, sal ou condimentos.
Aumentar o consumo de frutas cítricas, como a laranja, tangerina, fazer sucos ou refrescos com laranjas ou limões.

Cuidados como o tipo de refeição que será feita também influenciam muito nos sintomas. Evite comidas muito pesadas, muito gordurosas. Cuidados como a mudança brusca de temperatura do corpo, por exemplo, uma mulher que trabalha no ar condicionado sair diretamente no calor da rua, ou vice e versa, podem ajudar a aumentar as ondas de calor.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas, estas também têm o poder de esquentar o corpo fazendo com que as ondas de calor possam aumentar.

Tomando todos esses cuidados e consultando seu médico regularmente é possível passar pela fase da menopausa sem preocupações, sem precisar ficar estressada e sem vergonha de ser feliz, pois lembre-se, que você já passou pelo ciclo fértil, cada fase deve ser curtida e encarada como uma nova etapa das nossas vidas.