Catapora na gravidez: Cuidados e prevenção

A catapora pode atingir crianças, adultos e idosos. Para cada caso é preciso tomar um determinado cuidado, pois vai depender também da saúde da pessoa atingida pela doença e a idade que ela tem. Se fomos falar de gravidas, podemos dizer que se trata de um assunto muito delicado. Os cuidados que devem ser tomados são muitos, aumentando também as responsabilidades. A Gravidez é algo único na vida de uma mulher, ma existem vários cuidados que elas devem tomar, para evitar que passem por problemas sérios que possam atingir os bebês. Continue lendo e confira quais são os cuidados necessários para que a gravidez seja tranquila e como evitar o contágio com a doença.


A maioria das mulheres gravidas tem muitas duvidas quando estamos falando de doenças que podem ou não pegar durante a gestação. 

Quando uma mulher gravida pega catapora é mais arriscado, podendo apresentar mais riscos. Para a criança os riscos e danos que a doença pode causar depende do tempo da gestação.

Segundo os médicos, antes das 13 semanas de gestação, o risco para o bebê é muito pequeno. Da 13° semana até a 20°, os riscos já podem aumentar, podendo causar complicações maiores para as crianças. Entre a 20° e a 36° semana, o bebê normalmente não corre nenhum risco, a não ser o de possuir herpes zóster nos primeiros anos de sua vida. Nas semanas seguintes os riscos aumentam novamente, quando a mulher pega a catapora perto da data do parto os riscos podem ser bastantes sérios.

As futuras mães que já pegaram a doença quando ainda pequenas podem ficar despreocupadas, pois sendo assim não terão risco nenhum, tanto para ela quanto para o bebê. Se a mulher não lembrar se pegou ou não, é bom evitar o contato com aqueles que estão com a doença.

Quanto a vacina, é preciso lembrar que ela deve ser tomada antes de ocorrer a gravidez, pois depois que a mulher está gravida a vacina não pode ser tomada. 

Para quem ainda não teve catapora e pretende engravidar, é preciso tomar a vacina e esperar três meses, para que possa engravidar.