Principais obras de Aleijadinho Barroco

Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, foi um importante arquiteto, entalhador e escultor do Brasil colonial. Até hoje, não se sabe qual a data de seu nascimento, mais se estima que tenha sido dia 29 de agosto de 1730. Sua biografia é pouco conhecida, ele era filho de uma escrava com um mestre de obras, na infância, já começou a despertar seu dom, observando seu pai, que também trabalhou como encalhador. Continue lendo, confira suas mais importantes e principais obras, seus nomes e suas fotos.


Obras 

Suas obras misturavam diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes algumas características do rococó e dos estilos clássicos e góticos. Os materiais usados em suas obras de arte eram principalmente a pedra-sabão uma matéria-prima brasileira, mas também fez uso da madeira.

O artista morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814. O conjunto de suas obras foi reconhecido muitos anos depois. Hoje em dia Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.

Principais obras de Aleijadinho:

Arquitetura

A artista atuou como arquiteto,  mais existem muitas controvérsias sobre isso. Onde sobreviveram apenas dois projetos de fachadas de igrejas, em Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto e São Francisco de Assis em São João Del-Rei.



Escultura

Tem como sua maior realização na escultura os conjuntos do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.


Talha


Aleijadinho trabalhou também como entalhador, é documentada a participação em pelo menos quatro grandes retábulos, como projetista e executante. Um de seus projetos foi na Igreja de São José em Ouro Preto, em 1772.