Os maiores peixes de água doce do mundo

Os peixes são animais vertebrados aquáticos, podendo viver nos rios, oceanos e lagos. Vivem no planeta há milhões de anos, muito antes da espécie humana. Hoje em dia existem mais de 28 mil espécies catalogadas. Os humanos e os peixes tem uma respiração bem diferente, os peixes respiram fazendo a água passar pela boca e em seguida passa pelas brânquias, onde o oxigênio é retirado da água. Eles têm uma visão de curta distancia, mas conseguem enxergar em todas as direções. O sangue dos peixes é frio, ao contrario do nosso. A maioria deles tem o corpo coberto com escamas e para sua movimentação usam as barbatanas. Continue lendo e confira quais são os maiores peixes de água doce do mundo.

Os maiores peixes do mundo:

10 – Taimen (Hucho taimen)



O salmão siberiano é o maior exemplar da família dos salmões, podendo atingir até 100 kg e chega a medir 2 metros.

9 – Chinese Paddlefish (Psephurus gladius)



Mais conhecido como peixe espada chinês, uma espécie em grande perigo de extinção. Na China é proibido capiturar esse peixe desde 1983 e mesmo assim é muito raro encontrar um desses. Os maiores dessa espécie chegaram a quase 100 kg.

8 – Alligator Gar (Atractosteus spatula)



O peixe crocodilo é o mais peixe de água doce que pode ser encontrado na América do Norte, podendo medir até 4 metros e pesando até 170 kg. Esse peixe é conhecido por sua capacidade de sobreviver fora da água, podendo suportar até 2 horas.

7 – Pirarucu (Arapaima gigas)



Considerado brasileiro por ser encontrado no estado da Amazônia é o maior peixe da América do Sul. Os maiores da espécie chegam a pesar até 190 kg.

6 – Barbo gigante (Catlocarpio siamensis)



É conhecido também como carpa siamesa gigante, a maior espécie de carpa do mundo. sendo um peixe muito apreciado na culinária, um dos motivos de estar em perigo de extinção, pois poucos sobrevivem quando atingem a maturidade. Podendo atingir até 3 metros e pesar até 300 kg.

5 – Giant Mekong Catfish (Pangasius gigas)



Esse bagre tem um exemplar com o título de maior peixe de água doce já capturado. Pode ser encontrado no rio Mekong que passa na China até o Vietnã e o Camboja. Os maiores atingem até 4 metros e podem pesar 300 kg.

4 – Giant Freshwater Stingray (Himantura chaophraya)



Essa arraia gigante é natural do sudeste asiático. Sua espécie vem diminuindo drasticamente devido a sua captura descontrolada. Já foram encontrados exemplares pesando até 590 kg.

3 – White Sturgeon (Acipenser transmontanus)



Pode ser encontrado no oeste da América do Norte, o peixe conhecido como esturjão branco é o maior peixe de água doce da América do Norte. Pode atingir 1100 kg e chega a medir 6 metros.

2 – Kaluga (Huso dauricus)



Esse peixe também pertence a família dos esturjões, estando entre as espécies ameaçadas de extinção. Ele pode ser encontrado na Rússia e na China. Chega a pesar até 1300 kg e medir 6 metros. Vive a maior parte de sua vida em água doce, mas também vive em água salgada. Por causa da pesca descontrola já existem restrições quanto a captura dessa espécie.

1 – Beluga (Huso huso)




É também conhecido como esturjão europeu, é o maior peixe entre a família dos esturjões. Podem ser encontrados no mar Cáspio, no mar Negro e no mar Adriático. Ele pode viver aproximadamente 120 anos chegando a medir 7 metros e pesar mais de 1400 kg. Sua sobrevivência pode ser tanto em água doce quanto em água doce.