Foliculite no couro cabeludo: Causas e tratamento caseiro

Foliculite é uma inflamação em um ou mais folículos capilares, ocorrendo em qualquer parte do corpo, para se livrar, é preciso de um tratamento e cuidados para que ele não se agrave. Algumas vezes ela é confundida com espinhas, mais, enquanto as acnes aparecem mais constantemente no rosto, costas ombro, as foliculites aparecem principalmente nas coxas, costas, nádegas e na nuca. Para se livrar delas precisamos ficar atentos e conseguir decifrar o motivo que elas apareceram em nosso corpo. Continue lendo e veja o tratamento caseiro e as causas da foliculite.

Causa da Foliculite

Elas aparecem normalmente quando a pele entra em contato com a gilete na hora de raspar partes do corpo, ou até mesmo no atrito com a roupa. Na maioria das vezes os folículos são infectados pela bactéria Staphylococcus ou no Estafilococo.

A bactéria que causa foliculite, ao entrar em camadas mais profundas da pele, pode formar furúnculos ou celulite, isso também indica inflamação, dor, marcas e cicatrizes em sua pele.

Foliculite no couro cabeludo


Quando elas aparecem em nosso couro cabeludo pode ser causada pela umidade excessiva, sudorese, oleosidade e falta de higiene. O uso de chapéus e bonés também pode ajudar a desenvolver o problema.



Tratamento da Foliculite 

A primeira coisa a se fazer quando aparece no corpo é procurar seu médico dermatologista, ele é um profissional e saberá indicar exatamente seu tratamento, porém, para melhorar e tratá-la, recomenda-se uma compressa umedecida e morna para a drenagem de seus folículos afetados.

Antibióticos aplicados diretamente nas áreas afetadas costumam melhorar, ou até mesmo através da via oral. Antifúngicos também podem ajudar a controlar a situação.

O uso de xampus específicos para seu tipo de cabelo ajuda na hora de melhorar e também para prevenir.

Prevenção 

Como dito anteriormente, use xampus que mais se encaixam com seu tipo de cabelo, combata a oleosidade, lave a cabeça regularmente e melhore sua higiene. Na hora de tirar os pelos do corpo, escolha métodos que podem ser melhor para você, como substituir gilete por depilação.