Tudo sobre AIDS: Sintomas e tratamento

Quando acontece a infecção pelo vírus da AIDS, o sistema imunológico começa a ser atacado. Na primeira fase, chamada de infecção aguda, ocorre a incubação do HIV, o tempo de exposição ao vírus até os primeiros sintomas. Variando de três a seis semanas. O organismo leva de trinta a sessenta dias para começar a produzir os anticorpos, anti-HIV. Os primeiros sintomas são muito parecidos com o de uma gripe, mal estar, febre, calafrios e dor de garganta. Normalmente passando despercebido. A segunda fase é marcada pela briga entre as células de defesa e as mutações do vírus. Continue lendo tudo sobre os sintomas, formas de prevenção e tratamento.


Mas não permite que novas doenças aconteçam, pois as células do vírus amadurem e morrem de forma equilibrada. esse período pode durar muitos anos, chamado de assintomático.

O frequente ataque,as células de defesa não conseguem agir com tanta intensidade contra o HIV, até serem destruídas. O organismo acaba ficando cada vez mais vulnerável a infecções comuns. A fase sintomática inicial é caracterizada pela grande diminuição dos glóbulos brancos do sistema imunológico, causando sintomas como febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento.

Com o sistema imunológico em baixa, as doenças oportunistas entram em ação, se aproveitando da fraqueza do organismo. Chegando na fase mais avançada da doença, a aids. Quem chega a essa fase por não saber ou não seguir o tratamento prescrito pelo médico corretamente, pode ter hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer.

quando for fazer sexo sem camisinha ou passar por alguma outra situação de risco, aguarde 30 dias e faça o teste de HIV.

Tratamento da AIDS:

É feito com vários medicamentos que aumentam o sistema imunológico e combatem o vírus do HIV.
Elas diminuem as cargas virais e aumentam a produção de células de defesa, para que elas também ajudem a combater o vírus.

Durante o tratamento é de extrema importância que a pessoa não pegue outros tipos de doença, pois o organismo está muito fraco para combater qualquer tipo de doença, podendo acarretar até a morte.

Prevenção contra a aids:

Usar camisinha em todas as relações.

Não partilhar seringas.

Evitar exposição de feridas com secreções de outras pessoas.


Informações:

Todo tratamento é oferecido gratuitamente pelo governo.