Renato Russo, biografia, fotos e frases

Renato Russo foi um músico brasileiro, fundador, compositor e vocalista da banda Legião Urbana, na qual o deixou famoso mundialmente e até nos dias de hoje continua vendendo milhões de cópias de discos, antes disso Renato tocava na banda Aborto elétrico, saiu devido a muitas brigas com o baterista Fê Lemos, que posteriormente se juntou a Dinho Ouro Preto para formar o Capital InicialBissexual assumido, ele teve que lidar com a terrível doença AIDS. Amigos do cantor afirmaram que aconteceu quando Renato se relacionou com um rapaz em Nova Iorque que portava a doença em 1996. Continue lendo sua história, veja fotos e letras de suas músicas.

Biografia

Renato viveu até os 6 anos de idade no Rio de Janeiro, começando a estudar cedo no Colégio Olavo Bilac, na época já mostrou um dom com as palavras, escrevendo a uma bela redação com o nome "Casa velha, em ruínas...".

Seu pai era funcionário do Banco do Brasil e foi transferido para uma agência Nova Iorque, nos Estados Unidos, mais especificamente em Forest Hills, lá ele aprendeu um pouco da cultura e língua norte-americana. 

Sua família voltou ao Brasil em 1969 e Renato foi morar com o tio, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

Em 1973 saiu do Rio e foi para Brasília, lá passou por momentos difíceis ao pegar uma doença óssea, epifisiólise. Foi submetido a uma cirurgia onde foi implantado 3 pinos na bacia, sofreu muito ficando 6 meses de cama quase sem movimento algum, depois ele comentou que foi a época que mais ouviu músicas diferentes, formando seu estilo musical.

Bandas e Carreira

Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico junto com os irmãos Fê Lemos e Flávio Lemos, durando 4 anos, de 1978 a 1982. 

Após o término da banda, Renato começou a compor músicas sozinho e fazer apresentações, foi aí que virou o Trovador Solitário, meses depois virou vocalista e baixista da banda que fundou, o Legião Urbana, junto com Marcelo Bonfá na bateria, Eduardo Paraná na guitarra e Paulo Guimarães nos teclados. Os irmãos Lemos por sua vez se juntaram com Dinho Ouro Preto e formaram o Capital Inicial.

Sua música Faroeste Caboclo foi composta em 1979, sendo um verdadeiro sucesso, tendo mais de 9 minutos de música, ainda hoje vários fãs que sabem cantá-la inteira, alem disso a canção vai virar filme, tem estreia prevista no cinema brasileiro para o dia 30 de maio de 2013.

Morte de Renato Russo

Pesando apenas 45 kg, Renato veio a falecer na madrugada de 11 de outubro de 1996. Era portador da AIDS, o que nunca tinha revelado antes, ele tinha apenas um filho, o  Giuliano Manfredini. Seu corpo foi cremado e suas cinzas estão no jardim do sítio de Roberto Burle Marx.

Frases de Renato Russo.


Fotos



















Vídeos