Como identificar um psicopata

Muitas vezes, diferente do que as pessoas pensam, o psicopata não tem a meta de matar as pessoas próximas dele- e sim, gosta de se dar bem às custas das pessoas. Psicopata que faz pedacinhos de quem o dá carona?  Psicopata estilo canibal? Seria fácil assim, concordam? Se todo o psicopata fosse tão notável assim de se observar, não teríamos tantos casos inimagináveis. Os notáveis são os mais raros- e é por isso que os tornam tão perigosos. Quer descobrir como se prevenir de pessoas assim? Confira aqui:

Segundo Antônio de Pádua Serafim, coordenador do Programa Forense do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, "O Psicopata com uma postura criminosa é o do tipo predatório, que satisfaz as suas necessidades por meio de uma ação destruidora, agressiva e fria. Mas há o psicopata parasitário, que só se aproveita das pessoas mais vulneráveis para conseguir o que quer. Esse não adotará, necessariamente  uma conduta criminosa, mas provocará estrago no ambiente social". 


Entendeu? Não pense que identificará tão fácil assim. Onde eles gostam de ficar? São variados: podem trabalhar ao seu lado, e tirar vantagem das suas qualidades para ganhar status na empresa. Pessoas mal-intencionadas têm em todo lugar, mas o que difere os psicopatas das pessoas com más intenções normais é a manipulação, a dissimulação. 

Segundo Geraldo José Ballone, professor da PUC, "A simpatia e o carisma encobrem o seu verdadeiro perfil. Em geral, quando percebemos a possibilidade de um conhecido ser um psicopata, o dano já está feito".

Onde podemos encontrá-los?

No Amor:

Se você perceber que seu namorado (a) só está com você por interesse? Cuidado. Os psicopatas costumam sugar todas as coisas boas, segundo a concepção dele, para se beneficiar.
Se você se der conta e resolver cair o fora, tome cuidado, pois se ele perceber que perdeu seu 'brinquedinho' de manipulação, o cara vai dar trabalho. Ele irá ignorar sua decisão, seguir você por onde você vai e , no pior dos casos, até colocar sua vida em risco- arquitetando tudo com muita inteligência. Então, o jeito é planejar uma forma de tirá-lo (la) de vez de sua vida- de maneira esperta.


Na Amizade:

É quase impossível diferenciar o seu amigo insuportável de tão grudento de o psicopata. Ambos não deixam você ter sua privacidade, ligam em horas totalmente impróprias, dormem na sua casa sem avisar antecipadamente, bebem da sua cerveja, enfim, tiram proveito de toda e qualquer situação. Como perceber a diferença? Ignore-o. Se for uma pessoa normal, irá entender, CASO CONTRÁRIO, pode ir rezando.

Como ele chega em sua vida? De mansinho. Primeiro, estuda totalmente a sua personalidade e projeta um ser totalmente compatível com você- conquistando sua confiança. Grudando, como um parasita, em seu amigo saudável, o psicopata irá acabar com tudo que é seu e tomar para si. E, quando você dar um fora de fez nele, o cara ainda consegue te deixar com a autoestima baixa, pois irá dar uma de coitado.

No Trabalho:

Desde os anos 90, os psicopatas acharam um cenário perfeito para seu show: numa competitiva era de aquisições. A autoconfiança, a força e a frieza são coisas que os chefes de empresas procuram para um empregado focado- aumentando, assim, as características de psicopatas nas empresas.

Pergunta: mas como, depois de tantos testes no RH, os caras conseguem passar despercebidos? Simples! Os psicopatas têm dois dons fantásticos: o de enganar e fingir. Portanto, irá mentir no currículo, nas entrevistas, nas conversas, em tudo! Ele pode mentir para seu chefe de coisas que ele próprio fez só para te prejudicar, como pode também dar um golpe em todo o banco e falir todos, mesmo que o dinheiro não vá para ele. O prazer físico que sente em ver as pessoas em seu redor inferiores a ele, o deixa satisfeito.


Como lidar com os psicopatas?
- Escute a sua razão
- Esconda seu dinheiro dele
- Nunca seja cúmplice, pois ele pode te prejudicar depois.
- Imponha regras
- Corte o mal pela raiz! Se perceber que o cara tem o perfil, mande-o embora da sua vida JÁ!